Sobre a Revista

Foco e Escopo

Lançada em 2021, a Ivy Enber Scientific Journal (IES) é uma publicação periódica da Ivy Enber Christian University e destina-se a divulgação da produção científica no campo das Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Ciências Sociais Aplicadas. A publicação recebe textos de autoras(es) brasileiras(os) e estrangeiras(os), com foco em produções que se inscrevam no campo dos estudos das Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Ciências Sociais Aplicadas.

A revista recebe contribuições em português, ou inglês ou espanhol ou outra língua (a pedido) de pesquisadores. Todos os textos submetidos devem apresentar títulos, resumos e palavras-chave nos três idiomas. A revista publica diversos tipos de manuscritos, das mais diversas áreas do conhecimento nas seguintes categorias:

Artigo: Apresenta temas ou abordagens científicas originais (relatos de pesquisa e/ou experiências, estudos de caso, estudos teóricos), contribuindo para ampliar o conhecimento até então estabelecido na área; ou de revisão (com análise e discussão de ideias já publicadas, revisões de literatura, além de métodos, técnicas, processos e resultados);

Resenha: Apreciação e análise crítica de obras recentes. 

Tradução: Textos traduzidos propostos para a publicação com temas e autores que contribuem para o debate do campo das Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Ciências Sociais Aplicadas.

Entrevistas: Aceitam-se entrevistas realizadas com pesquisadores reconhecidos do campo das Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Ciências Sociais Aplicadas.

Excepcionalmente, serão aceitos textos que já tenham sido publicados em anais de eventos ou em trechos de monografias, dissertações e teses defendidas (desde que devidamente explicitada a condição em "Comentários ao Editor"). Nesse caso, os manuscritos serão sujeitos ao mesmo processo de avaliação duplo-cego por pares sob o risco de esperar para ser publicados em edições futuras, respeitando o limite máximo de uma publicação deste tipo por edição.

 

Periodicidade

A Ivy Enber Scientific Journal (IES) é uma publicação que recebe submissões em fluxo contínuo, abertas para autoras(es) ao longo de todo o ano, visando edições regulares publicadas em dois números por ano.

Este periódico permite convocatórias extraordinárias para publicação de dossiês temáticos, com período de submissão e publicação específicos e independentes das edições fixas, sem periodicidade previamente definida.

 

Compromissos Éticos

A Ivy Enber Scientific Journal (IES) segue os códigos de ética, boas práticas e transparência do Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações, COPE), a fim de manter a originalidade e a qualidade dos trabalhos publicados e zelar pelo corpo de autores(as), avaliadores(as) e editores(as) que a compõe.

Na suspeita de infração ética, é possível entrar em contato com a revista através do e-mail scientificjournal@enberuniversity.com. As denúncias serão devidamente registradas e investigadas pelo Conselho Editorial, que prosseguirá em conformidade com os processos de conduta ética indicados pela COPE, incluindo resposta ao(à) denunciante e, se for o caso, retratação de conteúdo.

Autores(as), editores(as), avaliadores(as), revisores(as) e leitores(as) possuem responsabilidades e compromissos éticos pertinentes à sua atuação na revista.

 

Compromisso de Autores e Autoras:

Submeter textos inéditos e em que todos os(as) autores(as) estejam devidamente cientes, referenciados(as) e registrados(as) na plataforma da revista. O(a) autor(a) assume responsabilidade pelo seu texto. Trechos sem indicação apropriada de citações e referências serão classificados como plágio, inclusive aqueles que possuem a mesma autoria do manuscrito (autoplágio). Todas as fontes de informação devem ser explicitadas no texto, incluindo as de imagens de todos os tipos (cujas autorias também devem ser indicadas) e links. Ao enviar um texto para apreciação, os(as) autores(as) garantem que não há conflitos de interesse na publicação do texto. Se o manuscrito é fruto de pesquisa financiada, o tipo de apoio e a instituição financiadora devem estar explícitos.

 O mesmo manuscrito não pode ser enviado para avaliação à Ivy Enber Scientific Journal e, simultaneamente, a outras publicações. Após sua submissão exclusiva à CM, é preciso esperar sua publicação ou sua recusa explícita, esta última liberando-o para novas submissões em outros periódicos. Com a publicação do texto, os(as) autores(as) se comprometem a promover divulgação da edição, assim como atualizar a produção em seus currículos (sobretudo Lattes e Orcid), entre outras redes e bancos de indexações de autores (como Google Scholar, Research Gate, Academia.edu, etc.), vinculando-a ao periódico.

 

Compromisso da Equipe Editorial:

Conduzir um processo avaliativo sem discriminação de raça, gênero, etnia, nacionalidade, ideologias políticas, crenças religiosas, entre outras, usando do princípio da isonomia no tratamento das submissões, considerando o conteúdo e método científico, a relevância das pesquisas e sua contribuição para a área. Selecionar avaliadores(as) e parecerista qualificados(as) e garantir uma avaliação duplo-cega. Agir com atenção e prontidão às demandas postas pela comunidade da revista. Promover ampla difusão da nossa produção científica.

 

Compromisso de Avaliadores(as), Pareceristas e Revisores(as):

Realizar revisão crítica e construtiva das submissões, na busca de manter o rigor acadêmico, assim como de instigar o aprimoramento das produções científicas. Não reter ou se fundamentar de informações e conteúdos contidos nos textos avaliados, seja de forma escrita ou oral, antes de que ele tenha sido publicado e possa ser devidamente referenciado. Cumprir com os prazos delimitados.

 

Compromisso dos(as) Leitores(as):

Mencionar fonte e autoria ao compartilhar ou fazer referência a quaisquer conteúdos veiculados pela Ivy Enber Scientific Journal (IES). Notificar e denunciar à Equipe Editorial quaisquer suspeitas de infração ética vinculadas à revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

Avaliação Double Blind Review

A avaliação dos manuscritos de Ivy Enber Scientific Journal (IES) é feita em pares pelo método Double Blind Review, onde cada manuscrito é avaliado por dois revisores externos ad hoc, selecionados por especialidade ou afinidade quanto ao conteúdo temático do manuscrito em questão. Os revisores da revista, em sua maioria, são externos à instituição editora, além de possuir um grande número de avaliadores externos ao Brasil.

Após a submissão, o manuscrito é avaliado pelos revisores ad hoc, que analisam, sugerem correções e melhorias. Em seguida, a análise é feita pelo editor, que resolve os casos de controvérsia, analisa as opiniões e decide sobre a recusa ou aceitação do manuscrito.

Após análise do editor, o manuscrito é devolvido aos autores para as melhorias sugeridas pelos revisores.

Por fim, o autor submete a versão final do manuscrito, com seu relatório de software de detecção de similaridade. A versão final será enviada dentro do template definitivo da revista onde é obrigatório informar o ORCID de todos os autores.

A avaliação é cega, sem a identificação dos autores e revisores ad hoc.

A nominata anual com o nome de todos os revisores ad hoc é publicada no mês de dezembro.

O tempo entre o recebimento do artigo e a primeira resposta dos revisores é de até 120 dias. O tempo entre o recebimento e a publicação é de até 120 dias.

Entre as principais vantagens do processo de avaliação duplo-cego adotado pela revista estão:

  1. a) desconhecimento da identidade do autor e do revisor, garantindo imparcialidade na avaliação;
  2. b) maior credibilidade e prestígio dos processos de avaliação;
  3. c) aprimoramento do processo de comunicação dos resultados das pesquisas.

 

 

ISSN: 2833-227X