AS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON E SUAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

Palabras clave:

teorias educacionais, Piaget, Vygotsky, Wallon, professor-educador, ensino e aprendizagem

Resumen

Este artigo tem por objetivo estabelecer uma análise comparativa sobre três importantes teorias educacionais que nortearam várias pesquisas na área da educação durante o século XX, além de verificar como essas abordagens influenciam o processo de ensino e aprendizagem, apontando suas potencialidades e limites. Para tal análise, consideram-se as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon, utilizando os conhecimentos explicitados em diversos textos escolares como embasamento, com o intuito de rever os conceitos dessas linhas de pensamento. As principais diferenças e pontos de convergência entre essas teorias são examinados, bem como as implicações práticas referentes ao ensino e à aprendizagem. Para a maioria dos educadores esses relevantes autores, estudiosos da educação, cotinuam atuais, influenciando vários outros estudiosos da educação e implicando na prática do professor-educadar, na sala de aula,  para uma educação que promova um ensino e aprendizagem mais eficaz; considerando a grande relevância de cada teoria. Não há soluções definitivas, para as dificuldades que diariamente surgem no contexto escolar; no entanto, essas abordagens fornecem elementos fundamentais que ajudam o professor a repensar sua prática profissional. Uma vez analisadas as especificidades de cada abordagem, é possível apontar contribuições valiosas para o planejamento, desenvolvimento do processo educacional de ensino e aprendizagem  e todo o trabalho em sala de aula.

 

Biografía del autor/a

Adão Lourenço, Ivy Enber Christian University

Graduado em LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, Fafi-Unespar. Graduação em PROCESSOS GERENCIAIS, PEDAGOGIA e ADMINISTRAÇÃO UNINTER. Segunda Licenciatura em FILOSOFIA, Faveni; CIÊNCIAS SOCIAIS e HISTÓRIA, Ibra-Etep; ESPANHOL, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO e EDUCAÇÃO ESPECIAL, Unicv. Em fase final do curso de Bacharelado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS, Uninter. Pós-Graduação em LÍNGUA INGLESA, Unespar; GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA- , EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Faveni. Especialização em FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, HISTORIA e ANTROPOLOGIA, Faculdade Iguaçu. Cursou MESTRADO em EDUCAÇÃO, Funiber-Uniatlântico - ESPANHA. Início de DOUTORADO em EDUCAÇÃO pela Enber Christian University - Estados Unidos; com a linha de pesquisa em INCLUSÃO e POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Trabalhou na Empresa Wiegando Olsen de 1987 até 2002, exercendo diversas funções como: Auxiliar de produção, Operador de máquina, Classificador de madeira, Auxiliar de escritório, contábil e administrativo. Professor Efetivo, desde 2003, em Língua Inglesa, Língua Portuguesae Literatura nas Escolas - EEB Frei Menandro Kamps, na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina e EBM Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho na Rede Municipal de Canoinhas-SC, exercendo a função Bibliotecário (Escola Menandro) e Auxiliar de secretaria (Escola Aroldo), na condição de Professor Readaptado em ambas as Escolas. Tem experiência nas áreas administrativas, educacionais e linguísticas. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão, em Língua Inglesa, Literatura, Linguagens, Diversidades, Programa GESTAR II, Educação Ambiental, Ética e Cidadania, Fé e Política, Propostas Curriculares e Planejamentos Educacionais.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Lourenço, A. (2025). AS TEORIAS EDUCACIONAIS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON E SUAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. IVY ENBER SCIENTIFIC JOURNAL, 5(2), 143–159. Recuperado a partir de https://enberuniversity.com/revista/index.php/ies/article/view/891

Número

Sección

Artículos